Os diferentes tipos de chope encontrados na Oktoberfest de Blumenau.

chope

Chopp (ou chope) é uma palavra de origem alemã (Shoppen) que significa “copo de meio litro”, uma medida utilizada nos bares do século XIX. No Brasil a expressão é utilizada pela a maioria das marcas de cerveja para designar a bebida, mas na realidade chope e cerveja não são a mesma coisa.

A principal diferença entre as duas bebidas está no armazenamento e na pasteurização, um processo de aquecimento e resfriamento do líquido que tem o objetivo de eliminar microrganismos que podem ser nocivos, e também aumentar o tempo de validade da cerveja. A pasteurização ainda altera levemente o sabor e a consistência da bebida, fazendo com que o chope seja mais cremoso do que a cerveja.

E durante a Oktoberfest é possível encontrar os mais diversos tipos de chope (e também de cervejas), desde os mais tradicionais até os mais diferentes e inusitados.

Diferentões:

Chope de vinho 

  • Para os paladares femininos e os amantes do vinho, esse tipo de chope é ideal. A fabricação dessa bebida é bastante semelhante ao processo de produção e fermentação do vinho, mas passa por um processo de gaseificação através da chopeira, e armazenamento em barris.
  • Porém, em algumas cervejarias produzem o chope de vinho apenas adicionando o vinho ao final do processo de fabricação da cerveja.
  • Há quem acredite que ambos sejam o mesmo produto, mas outros defendem que o primeiro é Chope de Vinho e o segundo poderia ser chamado de Chope Com Vinho. Que tal experimentar e contar pra gente o que você acha?

Chope sem glúten 

  • Para os celíacos (intolerantes ao glúten) e para os que adotaram um estilo de vida mais saudável ou aderiram a dietas glúten free.
  • No caso da cerveja 100% sem glúten, os grãos da cevada e trigo são substituídos por outros que podem ser consumidos livremente por celíacos, como quinoa, soja ou arroz. Em outros casos, acontece apenas a redução da quantidade de glúten, chegando a níveis aceitáveis da proteína (abaixo de 20ppm), o que deixa o sabor e aroma muito parecidos com o tradicional.
  • Então, mesmo se você é alérgico ou fitness, as desculpas acabaram porque na Oktoberfest 2019 também tem Chope sem glúten!

Tradicionais:

Pilsen

  • É o tipo mais consumido no mundo. De origem eslovaca, seu sabor é levemente amargo com final seco. As cervejas do tipo Pilsen têm coloração mais dourada e brilhante, e o seu teor alcoólico é mais baixo.

Pale Ale 

  • Os chopes do tipo Pale Ale costumam ter um sabor levemente amargo, mas com um final mais suave. É considerada uma cerveja de alta fermentação, mas possui muitos derivados, e por isso algumas características podem mudar muito, inclusive coloração, teor alcoólico, etc. Algumas das suas variáveis são a IndiaPale Ale, American Pale Ale, EnglishPale Ale e até a BelgianPale Ale.

Weizenbier 

  • Outro tipo muito encontrado na Oktoberfest de Blumenau é Weizenbier. Uma cerveja típica da Bavária feita à base de trigo e não filtrada, muito produzida por cervejarias na Alemanha. Sua coloração é clara e opaca, mas assim como a Pale Ale já é possível encontrar algumas variáveis da Weinzebier.

Agora que você já conhece alguns dos principais tipos de chope, vem curtir a Oktoberfest com a gente! Clique aqui e descubra uma cerveja que é a cara de Blumenau e da Oktoberfest!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *