A história da cerveja: como chegamos até aqui

história da cerveja obscerva

Como, quando e onde ela surgiu e o que aconteceu até os dias de hoje.

 

A história da cerveja é tão rica quanto seu sabor. Há cerca de 10 mil anos, foi descoberto o processo de fermentação. Foi assim que surgiram, em pequena escala, as primeiras bebidas alcoólicas. Logo depois, a cerveja também passou a ser produzida inicialmente pelos padeiros, devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. Os primeiros registros de fabricação da cerveja têm aproximadamente 6 mil anos e remetem aos Sumérios, povo Mesopotâmico.uma das primeiras pinturas de povos antigos consumindo cerveja

A expansão definitiva da cerveja se deu com o Império Romano. Pois foi Júlio Cesar que se encarregou de levá-la para todos os cantos onde ainda não era conhecida. A César também é atribuída a introdução da cerveja entre os britânicos, pois ao chegar à Britânia viu que esse povo apenas bebia leite e licor de mel. Através dos romanos, a cerveja também chegou à Gália (atual França). Foi aí que a bebida definitivamente ganhou seu nome latino pelo qual conhecemos hoje. Os gauleses denominavam essa bebida de cevada fermentada de “cerevisia” ou “cervisia” em homenagem a Ceres, Deusa da agricultura e da fertilidade.

 

O monopólio da fabricação da cerveja até por volta do século XI continuou com os conventos.

 

Eles desempenhavam relevante papel social e cultural, acolhendo os peregrinos de outras regiões. Por isso, todo monastério possuía de um albergue e uma cervejaria. Os monges eram os únicos que reproduziam os manuscritos da época. Por isso puderam conservar e aperfeiçoar a técnica de fabricação da cerveja.

A partir do séc. XII, pequenas fábricas foram surgindo nas cidades europeias com técnicas mais aperfeiçoadas. Com a evolução e invenção de instrumentos científicos (termômetros e outros), bem como o aperfeiçoamento de novas técnicas de produção, temos o que bebemos hoje. É a agregação de todas as descobertas que possibilitaram o aprimoramento deste nobre líquido. E uma dasmudanças, em curso desde a década de 1990, é a expansão da cerveja artesanal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *