A história da capital da cerveja – Obscerva

No mercado nacional e atual, Blumenau já ostenta o título de “Capital Nacional da Cerveja”, descubra como chegamos aqui.

No mercado nacional e atual, Blumenau já ostenta o título de “Capital Nacional da Cerveja”. Uma referência forte à colonização alemã em todo o Vale do Itajaí. A Oktoberfest -a segunda maior festa de Chopp do mundo, envolve marcas nacionais e regionais de cerveja artesanal como a Obscerva. Mas a tradição com a bebida mais alemã existe desde a colonização, em meados do século XIX. Já no início do século XX Blumenau chegou a ter oito cervejarias, mas perdeu força após a Segunda Guerra Mundial.

1860 – A PRIMEIRA CERVEJA

Colonizada por imigrantes alemães a partir de 1850, as primeiras garrafas da bebida foram abertas ainda nos primeiros anos, com produtos importados da Alemanha. Assim espírito empreendedor, no entanto, fez com que os moradores da colônia produzissem sua própria cerveja. Assim em 1860, com apenas 960 habitantes, foi inaugurada a primeira cervejaria de Blumenau.

1898 – A CERVEJA BOCK

Fundada por um alemão, este acontecimento foi histórico no ramo cervejeiro de Blumenau durando até 1954, sendo esta a primeira cerveja Bock produzida no Brasil. Onde posteriormente, cresceu por todas as regiões, com consumo mais elevado principalmente no inverno. receitas

1954 A 1996 – O HIATO

Entre esse período ocasionou um tempo a qual Blumenau ficou sem cervejaria própria, entretanto ficou popularmente conhecida como capital cerveja, devido ao grande sucesso da Oktoberfest que deu início em 1984.

OKTOBERFEST PRIMEIRA EDIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS

cerveja

A magnitude desta celebração no Brasil começou na cidade de Blumenau em Santa Catarina, no qual atualmente é a segunda maior Oktoberfest do mundo, ficando atrás apenas de Munique.

A primeira edição da Oktoberfest, deu-se depois de uma enchente do rio que corta a cidade chamado Itajaí-Açu. Essa enchente ocorreu em 1984 causado inúmeros prejuízos a cidade. Portanto para contornar essa situação e levantar verbas para consertos e reparos na cidade criaram este evento.

Com proporção nacional a festa foi se mantendo até os dias de hoje. No entanto qual estima-se que a Oktoberfest – Blumenau atrai mais de 600 mil turistas por edição do evento. A festa acontece na Vila Germânica, o maior centro de eventos de Santa Catarina, local todo temático, sendo um pedacinho da Alemanha aqui no Brasil.

Fonte: Jornal Metas – Em 1860 já se fazia cerveja

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *